terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O SABOR DA LEITURA!!!!

Assim como os alimentos, as leituras que fazemos também podem ser saboreadas. Despertar as crianças, jovens e adultos pelos caminhos da boa leitura é sempre um compromisso e uma responsabilidade.

Quando lemos entramos no mundo do outro, no pensamento e no sentimento do outro. Cada autor e autora nos convidam a conhecermos um universo a ser desvendado, uma arte a ser contemplada.
A magia, o sonho, a imaginação, a realidade, a emoção, a razão são os caminhos para juntar as palavras, tecer os textos, construir mundos. Ler é sempre uma viagem que nos conduz pelas estradas, vilas, cidades, países, continentes. Ler é exercitar todos os nossos sentidos. Ler é bom demais. Ler é ótimo. Ler é fundamental.
Ouvimos dizer que no Brasil as pessoas lêem pouco, pesquisas afirmam que estudantes não sabem ler e interpretar textos, que os livros são caros, enfim, que cresce o desinteresse pela leitura. Quero pensar o contrário. As pessoas desejam ler, têm sede e fome de leitura. Querem ler mais. Vejo diariamente nos ônibus, metrôs, praças, pessoas lendo jornais, revistas, livros.
A questão é: o que ler? Estamos nos acostumando a ler tragédias, barbáries, violências. E lendo esta realidade nos fechamos, o medo aumenta. Com o medo do mundo e medo dos outros  deixamos de viver e sentir prazer pela vida.
Ler não deve ser um ato obrigatório. Podemos desenvolver o estímulo para a leitura mesmo antes do nascimento. Durante a gravidez os pais podem exercitar a leitura para seus filhos. A leitura vem do berço familiar. A leitura alimenta a alma e a sensibilidade.  A leitura faz pensar, faz sentir, faz descobrir, faz buscar, faz encontrar.
A escola deve ser um espaço prazeroso de leituras. Professor que não lê deve repensar seu compromisso com a educação. Não há desculpas ou justificativas. A leitura desperta a imaginação, estimula o conhecimento. A leitura é um exercício de aprendizagem. Quando nascemos precisamos aprender. Sem aprendizagem não há vida. Aprender requer esforço, desejo, vontade.
Estimular nossos sentidos para boas leituras, dedicar-se a boas leituras, oferecer boas leituras, apreciar boas leituras, preparar-se para boas leituras. A partir de boas leituras teremos um mundo bom. A partir de boas leituras teremos um ser humano bom. Sempre leve um livro para onde você for. Alimente-se de boas palavras. Antes de dormir e ao levantar leia por alguns minutos.
Cultivar a leitura junto com os outros é um bom caminho. Ler em grupos. Fazer grupos de leitura. Ler junto com os outros para compreender os outros. Ler e ouvir, ler e falar, ler e conviver. No sabor da leitura descobrimos nossos valores e desejos. Aprendemos a ouvir e somos convidados a construir novos olhares. O saber tem tudo a ver com sabor.
Quantos livros você já leu neste ano? O que você gosta de ler? Quanto tempo você se dedica à leitura? Há uma frase que diz: “ O ser humano é o que ele lê”.

Um comentário:

  1. Que lindaaaaaaaaa...
    Não sabia que tinha um blog sobre leituraaa...que tudooo.
    Adoreiii

    Super beijooo e já estou te seguindo.

    An@

    ResponderExcluir