terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O SABOR DA LEITURA!!!!

Assim como os alimentos, as leituras que fazemos também podem ser saboreadas. Despertar as crianças, jovens e adultos pelos caminhos da boa leitura é sempre um compromisso e uma responsabilidade.

Quando lemos entramos no mundo do outro, no pensamento e no sentimento do outro. Cada autor e autora nos convidam a conhecermos um universo a ser desvendado, uma arte a ser contemplada.
A magia, o sonho, a imaginação, a realidade, a emoção, a razão são os caminhos para juntar as palavras, tecer os textos, construir mundos. Ler é sempre uma viagem que nos conduz pelas estradas, vilas, cidades, países, continentes. Ler é exercitar todos os nossos sentidos. Ler é bom demais. Ler é ótimo. Ler é fundamental.
Ouvimos dizer que no Brasil as pessoas lêem pouco, pesquisas afirmam que estudantes não sabem ler e interpretar textos, que os livros são caros, enfim, que cresce o desinteresse pela leitura. Quero pensar o contrário. As pessoas desejam ler, têm sede e fome de leitura. Querem ler mais. Vejo diariamente nos ônibus, metrôs, praças, pessoas lendo jornais, revistas, livros.
A questão é: o que ler? Estamos nos acostumando a ler tragédias, barbáries, violências. E lendo esta realidade nos fechamos, o medo aumenta. Com o medo do mundo e medo dos outros  deixamos de viver e sentir prazer pela vida.
Ler não deve ser um ato obrigatório. Podemos desenvolver o estímulo para a leitura mesmo antes do nascimento. Durante a gravidez os pais podem exercitar a leitura para seus filhos. A leitura vem do berço familiar. A leitura alimenta a alma e a sensibilidade.  A leitura faz pensar, faz sentir, faz descobrir, faz buscar, faz encontrar.
A escola deve ser um espaço prazeroso de leituras. Professor que não lê deve repensar seu compromisso com a educação. Não há desculpas ou justificativas. A leitura desperta a imaginação, estimula o conhecimento. A leitura é um exercício de aprendizagem. Quando nascemos precisamos aprender. Sem aprendizagem não há vida. Aprender requer esforço, desejo, vontade.
Estimular nossos sentidos para boas leituras, dedicar-se a boas leituras, oferecer boas leituras, apreciar boas leituras, preparar-se para boas leituras. A partir de boas leituras teremos um mundo bom. A partir de boas leituras teremos um ser humano bom. Sempre leve um livro para onde você for. Alimente-se de boas palavras. Antes de dormir e ao levantar leia por alguns minutos.
Cultivar a leitura junto com os outros é um bom caminho. Ler em grupos. Fazer grupos de leitura. Ler junto com os outros para compreender os outros. Ler e ouvir, ler e falar, ler e conviver. No sabor da leitura descobrimos nossos valores e desejos. Aprendemos a ouvir e somos convidados a construir novos olhares. O saber tem tudo a ver com sabor.
Quantos livros você já leu neste ano? O que você gosta de ler? Quanto tempo você se dedica à leitura? Há uma frase que diz: “ O ser humano é o que ele lê”.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

FRASE !!!

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
Bill Gates

POR QUE LER É IMPORTANTE?

Até o computador leria se soubesse a importância disso!
Existem vários porquês da importância da leitura! Todo mundo sabe que ler é essencial, mas a maioria acha muito difícil!

Com o intuito de despertar seu interesse pela leitura, vejamos alguns motivos pelos quais você deva começar ou continuar a ler:

1. Entendimento:  uma boa leitura leva a pessoa ao entendimento de assuntos distintos. Afinal, o que é entender senão compreender, perceber. Como você saberá conversar sobre determinado tema se não tem percepção ou se não o compreende?

2. Cultura:  através da leitura temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes. Sabemos como determinado povo se comporta, os motivos pelos quais agem de forma distinta da nossa. Além disso, compreendemos melhor o outro quando passamos a saber a história de vida que o cerca. Consequentemente, lidamos melhor com quem é diferente de nós e não temos uma opinião pobre e geral das circunstâncias.

3. Reflexivos: lendo, nos tornamos reflexivos, ou seja, formamos uma ideia própria e madura dos fatos. Quando temos entendimento dos vários lados de uma mesma história, somos capazes de refletir e chegar a um consenso, que nos traz crescimento pessoal.

4. Conhecimento: através da leitura falamos e escrevemos melhor, sabemos o que aconteceu na nossa história, o porquê de nosso clima e do idioma que falamos, dentre muitas outras possibilidades.

5. Leitura dinâmica: quem lê muito, começa a refletir mais rápido. Logo, adquire mais agilidade na leitura. Passa os olhos e já entende sobre o que o texto está falando, a opinião do escritor e a conclusão alcançada.

6. Vocabulário: esse item é fato, pois quem lê tem um repertório de vocábulos muito mais avançado do que aquele que não possui essa prática.

7. Escrita: com conhecimento, reflexão e vocabulário é óbvio que o indivíduo conseguirá desenvolver seu texto com muito mais destreza e facilidade. Quem lê, se expressa bem por meio da escrita.

8. Diversão: sim, a leitura promove diversão, pois quem lê é levado a lugares que não poderia ir “com as próprias pernas”.

9. Informação: através da leitura ficamos informados sobre o que acontece no mundo e na nossa região. A leitura informativa mais usual é o jornal impresso.


Ler dá sono! - Será que isso realmente é verdade?

CIDADANIA NA ESCOLA !!!

Hoje em dia presenciamos muito a discussão sobre a formação dos alunos voltada para a cidadania, com um discurso que vai muito além das práticas da sala de aula.
A formação de um sujeito, enquanto cidadão, deve ultrapassar as expectativas do professor, levar o sujeito a alavancar nas atitudes do cotidiano em prol dos interesses sociais.
No contato com o grupo, a educação deve estar voltada para fatores que englobam os interesses dos mesmos, sendo associados a valores morais e éticos.
O processo educativo, nesse sentido, deve ser responsável por levar os sujeitos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que deve desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida.

Trânsito, ecologia e respeito ao idoso - temas para trabalhar a cidadania
Alguns valores podem ser considerados como principais para a formação da cidadania, como:
- Cooperação: onde o aluno percebe que a troca de conhecimentos e a sua participação são fundamentais para a concretização de uma atividade;
- Sinceridade: quando buscamos confiança nos outros, mas principalmente quando exercemos nossa própria sinceridade, estando certos ou não em nossas ações;
- Perdão: perdoar é não guardar ressentimento contra ninguém, é se livrar das amarras impostas pelo rancor;
- Respeito: princípio básico para receber respeito. Quem não desenvolve o hábito de respeitar os outros, acaba não sendo respeitado;
- Diálogo: para resolver impasses, divergências de opiniões, nada melhor que o diálogo, a conversa de qualidade que coloca os pingos nos “is”. Conversar, trocar ideias e buscar explicações sem acusar o outro é uma forma de se livrar dos embaraços;
- Solidariedade: essa é a palavra que vincula afetivamente entre as pessoas. Ser solidário é uma grande virtude, o sujeito demonstra sua preocupação com o outro, ajudando a construir uma sociedade mais justa;
- Não agredir: violência gera violência, isso todo mundo sabe, portanto não se deve agredir ninguém com palavras e muito menos fisicamente;
- Bondade: esta é uma forma de demonstrar respeito ao seu semelhante. Ser bondoso e atencioso com as pessoas só faz com que receba bondade dos outros. Bem diz o ditado “quem com ferro fere, com ferro será ferido”, ou seja, a pessoa que causa o sofrimento do outro, receberá o mesmo tratamento.
Passar esses conceitos ajudará o grupo no desenvolvimento de suas capacidades e responsabilidades, além do crescimento em suas relações interpessoais, pois perceberá que seus direitos serão garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos outros e vice-versa.

 Equipe Brasil Escola

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA!!!!


A melhor forma de obter conhecimento é cercar-se de bons livros
As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, isso resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.

Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos, através da leitura rotineira tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler, talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem, é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.

 Equipe Brasil Escola